Apesar da logística ser um setor de predominância masculina, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço. Isso, sobretudo, se deu após a segunda metade da década de 90, quando a operação adquiriu um caráter mais tático, em detrimento das funções meramente operacionais.

O que antes se resumia a um trabalho braçal, ganhou ares técnicos e de planejamento. Isso possibilitou a abertura do mercado de trabalho para receber as mulheres, que se mostraram tão ou mais capazes que os homens para planejar, agendar e gerenciar a operação logística de cargas. Elas estão presentes no planejamento do estoque, do transporte, da movimentação e da armazenagem, de modo a garantir o recebimento das mercadorias, fazer com que fiquem o mínimo de tempo possível estocadas e que cheguem o mais rápido possível ao cliente. Também são responsáveis pela gestão da frota, pelo funcionamento das docas e por manter o controle de todas as informações de entrada e saída de mercadorias, otimizando as operações e proporcionando entregas eficientes.
Mesmo diante desse cenário otimista, em que a participação feminina vem crescendo dia após dia no mercado logístico, não pode-se negar que ainda há um longo caminho a ser enfrentado por estas guerreiras do cotidiano, como paradigmas a serem quebrados e preconceitos a serem ultrapassados. Pois, de acordo com os dados do Fórum Econômico Mundial, a média de renda anual das mulheres ainda é 40% menor que a dos homens.
Apesar disso, nos cursos e disciplinas relacionados a logística, o número de alunas mulheres cresce a cada ano, ultrapassando o número de homens que buscam qualificação para esse setor em sala de aula. Em 2018, Logística foi o segundo curso mais procurado pelas mulheres no SENAI.
Aliado às metologias ensinadas em sala de aula, os softwares de gestão logística entraram no setor para aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, ampliar a segurança, otimizar o tempo, facilitar a comunicação e reduzir custos. Nesse contexto, a adoção de um software completo e integrador facilita a administração dos processos logísticos em toda a empresa. Conheça o software que auxilia as mulheres na gestão logística.
A união da tecnologia e do profissionalismo feminino é a fórmula certeira para o sucesso operacional.
Nosso parabéns a todas as mulheres que batalham diariamente a frente das operações logísticas do Brasil.
8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Recent Posts / View All Posts

Os colaboradores do Grupo Buonny aderiram a Blue Friday

| EVENTOS | Sem Comentários
Na última sexta-feira (08), os colaboradores do Grupo Buonny aderiram a Blue Friday, uma ação para a conscientização de prevenção e combate ao Câncer de Próstata. (mais…)

Buonny Belo Horizonte promove evento de inovação

| EVENTOS, Gerenciamento de Riscos | Sem Comentários
Na última terça-feira (5), a Buonny Belo Horizonte realizou um evento para clientes, parceiros e amigos na churrascaria Baby Beef Steakhouse. (mais…)

Presidente da Buonny explica o papel da tecnologia na recuperação de cargas

| Gerenciamento de Riscos | Sem Comentários
De acordo com dados cruzados pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, a ação de quadrilhas especializadas em roubos de cargas resultou em mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país, em 2018. Já a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC apontou que…

Gerenciamento do Bem

| Sustentabilidade | Sem Comentários
Iniciativa da Central BuonnySat em Cajamar beneficia famílias carentes (mais…)
  RESPEITO SE CONQUISTA COM ATITUDES
SÃO PAULO – SP
55 11  5079.2500 / 55 11  3443.2500
BELO HORIZONTE – MG
55 31  3653.6317
CURITIBA – PR
55 41  3015.7109
PORTO ALEGRE – RS
55 51  3072.1375
GOIANIA – GO
55 62 3645.3400
SALVADOR – BA
55 71  3271.4680
SANTIAGO – CHILE
56 2 3251.1125
Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários Ltda ® Todos os direitos reservados | Ouvidoria: 11 5079.2621 – ouvidoria@buonny.com.br
CNPJ: 06.326.025/0001-66 | IE: Isenta | Alameda dos Guatás, 191 – Jd. da Saúde – São Paulo / SP – CEP 04053-040