Apesar da logística ser um setor de predominância masculina, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço. Isso, sobretudo, se deu após a segunda metade da década de 90, quando a operação adquiriu um caráter mais tático, em detrimento das funções meramente operacionais.

O que antes se resumia a um trabalho braçal, ganhou ares técnicos e de planejamento. Isso possibilitou a abertura do mercado de trabalho para receber as mulheres, que se mostraram tão ou mais capazes que os homens para planejar, agendar e gerenciar a operação logística de cargas. Elas estão presentes no planejamento do estoque, do transporte, da movimentação e da armazenagem, de modo a garantir o recebimento das mercadorias, fazer com que fiquem o mínimo de tempo possível estocadas e que cheguem o mais rápido possível ao cliente. Também são responsáveis pela gestão da frota, pelo funcionamento das docas e por manter o controle de todas as informações de entrada e saída de mercadorias, otimizando as operações e proporcionando entregas eficientes.
Mesmo diante desse cenário otimista, em que a participação feminina vem crescendo dia após dia no mercado logístico, não pode-se negar que ainda há um longo caminho a ser enfrentado por estas guerreiras do cotidiano, como paradigmas a serem quebrados e preconceitos a serem ultrapassados. Pois, de acordo com os dados do Fórum Econômico Mundial, a média de renda anual das mulheres ainda é 40% menor que a dos homens.
Apesar disso, nos cursos e disciplinas relacionados a logística, o número de alunas mulheres cresce a cada ano, ultrapassando o número de homens que buscam qualificação para esse setor em sala de aula. Em 2018, Logística foi o segundo curso mais procurado pelas mulheres no SENAI.
Aliado às metologias ensinadas em sala de aula, os softwares de gestão logística entraram no setor para aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, ampliar a segurança, otimizar o tempo, facilitar a comunicação e reduzir custos. Nesse contexto, a adoção de um software completo e integrador facilita a administração dos processos logísticos em toda a empresa. Conheça o software que auxilia as mulheres na gestão logística.
A união da tecnologia e do profissionalismo feminino é a fórmula certeira para o sucesso operacional.
Nosso parabéns a todas as mulheres que batalham diariamente a frente das operações logísticas do Brasil.
8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Recent Posts / View All Posts

Presidente da Buonny explica o papel da tecnologia na recuperação de cargas

| Gerenciamento de Riscos | No Comments
De acordo com dados cruzados pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, a ação de quadrilhas especializadas em roubos de cargas resultou em mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país, em 2018. Já a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC apontou que…

Gerenciamento do Bem

| Sustentabilidade | No Comments
Iniciativa da Central BuonnySat em Cajamar beneficia famílias carentes (mais…)

Grupo Buonny participou da 45ª edição do Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH

| EVENTOS | No Comments
Entre os dias 13 e 15 de agosto, a equipe de RH do Grupo Buonny participou da 45ª edição do Congresso Nacional de Recursos Humanos - CONARH. (mais…)

Cem anos de estrada e muita história para contar

| Gerenciamento de Riscos | No Comments
Neste Dia do Caminhoneiro, celebramos a história de quem corta as estradas do país para ganhar a vida na boleia. O Brasil é um dos países com uma das maiores malhas rodoviárias do mundo. Ao todo, são cerca de 1,8 milhões de quilômetros, as estradas são as principais transportadoras de…
  RESPEITO SE CONQUISTA COM ATITUDES
SÃO PAULO – SP
55 11  5079.2500 / 55 11  3443.2500
BELO HORIZONTE – MG
55 31  3653.6317
CURITIBA – PR
55 41  3015.7109
PORTO ALEGRE – RS
55 51  3072.1375
GOIANIA – GO
55 62 3645.3400
SALVADOR – BA
55 71  3271.4680
SANTIAGO – CHILE
56 2 3251.1125
Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários Ltda ® Todos os direitos reservados | Ouvidoria: 11 5079.2621 – ouvidoria@buonny.com.br
CNPJ: 06.326.025/0001-66 | IE: Isenta | Alameda dos Guatás, 191 – Jd. da Saúde – São Paulo / SP – CEP 04053-040