Soluções para:
Entre em Contato:
Av. Dra. Ruth Cardoso,
7815 | Torre II - 8º andar
Pinheiros | São Paulo
SP | CEP 05425-905
A logística brasileira, com um país sendo o quinto maior país do mundo em extensão territorial, no entanto, ele ainda fica bastante atrás nos indicadores quando o assunto é rede de transportes.
Rodovias em estado deplorável e malha ferroviária, portos e hidrovias insuficientes são grandes entraves para alavancar a produtividade da economia nacional.
Para alcançar as grandes potências mundiais, a infraestrutura logística brasileira tem um grande desafio pela frente. Mas você sabe o que é preciso melhorar?
Confira agora os principais pontos:
A distribuição da matriz de transportes brasileira é pouco diversificada. O modal rodoviário predomina com pouco mais de 60% do que é transportado no país, fator que gera grande demanda para as transportadoras, mas, por outro lado, cria uma dependência com as rodovias.
Países de dimensões semelhantes, como Estados Unidos, China e Rússia, têm uma diversidade e um equilíbrio maior na matriz. Além disso, priorizam o transporte ferroviário.
As dificuldades para realizar um transporte e um escoamento eficiente no Brasil, devido a infraestrutura logística estar aquém da capacidade produtiva do país, interfere no valor dos custos de produção. A situação é pior em áreas que estão mais afastadas dos grandes centros econômicos do país, mas que apresentam alta produtividade, como o Centro-Oeste.
O frete é elevado, as taxas cobradas também e, consequentemente, encarecem o produto quando ele chega à mão do consumidor.
Uma das soluções para melhorar a infraestrutura logística brasileira passa necessariamente por investimentos — que são tímidos, mesmo com as concessões de trechos de rodovias, ferrovias e portos feitas pelo governo federal nos últimos anos.
O Brasil perde em extensão e qualidade em vários modais para seus concorrentes diretos no mercado internacional, como Rússia, Índia e China. Até mesmo na América do Sul, Chile e Colômbia destinam quantias maiores do Produto Interno Bruto para incrementar os transportes.
Por mais que existam autorizações para a realização de obras na rede de transporte brasileira — como obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo —, diversos trâmites prolongam a expansão e a melhoria dos modais, bem como a respectiva integração e complementariedade entre eles.
Em alguns casos, falta licenciamento ambiental para a abertura de novos trechos; em outros, os recursos são insuficientes. O resultado é um atraso na conclusão das obras e um aumento significativo do valor inicial previsto para a execução dos trabalhos.
Além das melhorias essenciais a serem feitas na infraestrutura de transportes, outro problema que necessita de melhorias na logística nacional diz respeito à burocracia para a liberação de mercadorias e produtos, principalmente nos terminais de aeroportos de carga.
O alto grau de burocratização para a realização de entregas de produtos com alto valor agregado é extremamente demorado no Brasil. Segundo um estudo do ano de 2013 feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o tempo gasto no país chega a até 175 horas, enquanto na China é de aproximadamente quatro horas.
O uso de galpões logísticos para a criação de centros de distribuição tem contribuído para diminuir o deslocamento de cargas e economizar com custos de operação e de manutenção por parte das empresas.
A proximidade com o mercado consumidor e o emprego de investimentos menores é uma estratégia que tem se tornado interessante no cenário da infraestrutura logística brasileira.
Agora que você conheceu os contextos atuais da logística brasileira, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.
Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.
Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.