Os caminhões estão cada vez mais modernos, o que é ótimo para o motorista, que vem ganhando mais conforto e segurança com o passar do tempo, e sabemos que essas inovações podem chegar ainda mais longe. Veja quais são abaixo.

Direção semi autônoma

A direção semi autônoma já está presente em muitos caminhões protótipos e projetos de diversas montadoras como Mercedes-Benz e Scania. Essa tecnologia provê assistência ao motorista, ou seja, ele continua sendo parte fundamental no funcionamento do caminhão. O caminhão ainda precisará do motorista, com a diferença que este poderá se concentrar em outras atividades enquanto o caminhão está no “piloto automático”. A direção semi autônoma visa diminuir a quantidade de acidentes e melhorar a segurança da carga e do próprio caminhoneiro, além de economia de combustível e outros benefícios.

Eletrificação

Os caminhões elétricos já saíram do papel e se tornaram realidade. A empresa Corpus, que testa seu primeiro caminhão 100% elétrico – desenvolvido pela BYD – para coleta de lixo, já faz parte dessa realidade e é uma das primeiras a investir nessa tecnologia aqui no Brasil. Dentre as muitas diferenças entre um caminhão movido à combustível e o elétrico, as que mais se destacam são a ausência de barulho, já que o motor elétrico é bem mais silencioso, a direção que não necessita de embreagem e a eficiência do motor elétrico de 95% contra os motores movidos à combustível, que chegam a apenas 35%. Outro ponto muito importante é a emissão de gases poluentes, que é totalmente anulada nos veículos movidos a eletricidade.

Programação de tarefas

Em 2016, um software de formação de carga foi apresentado no Salão Internacional da Logística Integrada. O programa visa programar carregamento de cargas e mostra, em três dimensões, como deve ser a distribuição dos paletes, tudo isso na tela de um computador. Essa eficiência é capaz evitar erro de distribuição de peso e sobrecarga no eixo que, na estrada, pode resultar em multa, transtornos, perda de tempo e custos.

Conectividade

A conectividade já vem sendo explorada pelas montadoras e empresas de transporte. Um veículo em movimento pode gerar milhares de informações, ao se desenvolverem tecnologias para utilizá-las, as possibilidades são infinitas, passando por segurança, logística e diminuição de custo.

Uma tecnologia relacionada a conectividade dos veículos é o escudo de proteção digital da Bosch. Ela foi projetada inicialmente para carros e motocicletas e permite que veículos dentro de um raio de centenas de metros troquem informações, até dez vezes por segundo, sobre os tipos os veículos, velocidade, posição e direção do percurso. Muito antes que os motoristas ou os sensores presentes nos veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem estratégias de condução mais defensivas.

Já a Daimler possui um projeto piloto de caminhões que se conectam em comboio. Se tratam de três caminhões semiautônomos que andam em comboio através da conectividade. De acordo com um executivo da empresa, os caminhões da Daimler Trucks se conectam totalmente com seu meio ambiente, via Internet, enviando e recebendo informações continuamente.

As viagens vazias, por exemplo, poderão ser diminuídas, fazendo com que o número de veículos reduza e melhorando o fluxo. Também, com a disponibilidade e intercâmbio de dados do trânsito em tempo real, os caminhões com sensores inteligentes evitarão colisões traseiras e poderão desviar de congestionamentos.

Dupla embreagem

Essa tecnologia, que ainda não veio para o Brasil mas já foi lançada pelo mercado internacional, traz como principal vantagem a rapidez na troca de marchas, além de suavidade e um menor desgaste nos componentes do veículo, como o diferencial, reduzindo os custos de manutenção. Esse gerenciamento inteligente do câmbio de dupla embreagem permite até mesmo “pular” uma ou mais marchas, indo direto da terceira para a quinta numa descida, por exemplo, ou da quarta para segunda numa reduzida.

O sistema usa dois eixos de entrada de força e mantém sempre duas marchas engatadas simultaneamente. Assim, quando o veículo arranca em primeira marcha, por exemplo, a segunda já está pronta para entrar em ação e, assim que for selecionada basta que uma das embreagens seja liberada e a outra acoplada. Tudo isso acontece em frações de segundo, automaticamente. Segundo a Volvo, os benefícios do câmbio de dupla embreagem para caminhões são ainda maiores do que para os automóveis. Além de mais pesados, os caminhões exigem trocas frequentes de marchas para manterem a velocidade, principalmente em estradas com muitas subidas e descidas ou curvas acentuadas.

Freio de emergência

O freio de emergência é um belo exemplo de como o avanço da tecnologia é capaz de aumentar a segurança do motorista e, assim, evitar acidentes. O sistema da Volvo funciona da seguinte forma: quando o caminhão de aproxima de outro veículo e não freia, o dispositivo é acionado e funciona em 4 epatas. A primeira é uma luz vermelha que reflete no pára-brisas do caminhão, alertando o motorista de que o perigo se aproxima. Depois, a luz pisca e o aparelho emite um alarme sonoro. Se mesmo assim o motorista não frear, o caminhão freia 50% de sua capacidade automaticamente. Se mesmo assim o estradeiro não frear, o próprio caminhão freia 100% e pára de rodar.

Fonte: goo.gl/LxUXdW

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