A expressão pneu verde, até então aplicada a modelos com baixa resistência ao rolamento, acaba de ganhar uma nova conotação. É que a Goodyear criou um protótipo de pneu capaz de produzir oxigênio enquanto roda porque contém musgo em sua lateral.

A invenção está no Salão do Automóvel de Genebra, que ocorre até o dia 18 de março na Suíça. Chamado Oxigene, o pneu tem uma estrutura que permite que o musgo viva ali e libere oxigênio pelo processo de fotossíntese.

O protótipo é formado por uma estrutura aberta e interligada à banda de rodagem, que permite a absorção de água do pavimento e mantém o musgo vivo, dando continuidade aos ciclos de fotossíntese e liberação de oxigênio. O processo de fabricação do Oxigene utiliza impressoras 3D e matéria-prima produzida a partir de borracha reciclada.

Outra criação presente em Genebra, neste caso próximo a se tornar realidade, é um novo modelo da família Goodyear Efficient Grip criado para carros elétricos. Chamado Performance Electric Drive, ele será aplicado em automóveis à venda na Europa já em 2019.

O modelo foi criado a partir de demandas específicas para veículos elétricos. Testes da Goodyear revelaram que pneus tradicionais podem sofrer desgaste até 30% mais rápido em carros elétricos por causa do torque instantâneo desse tipo de motorização e do grande peso das baterias. De acordo com a Goodyear, a construção do novo pneu é muito leve e resistente e sua banda de rodagem tem resistência ultrabaixa ao rolamento.

A fabricante de pneus levou também ao Salão de Genebra o chamado “pneu inteligente”, que inclui um sensor capaz de compartilhar informações com uma nuvem. Isso compõe um sistema ideal para aplicação em frotas como a de locadoras, por exemplo, já que pode informar em tempo real, a partir de um aplicativo, a temperatura e calibragem de cada um dos quatro pneus do carro e gerar alertas sobre pressão baixa ou incorreta.

A tecnologia também permite identificar o desgaste e o estado geral dos pneus por meio de algoritmos desenvolvidos pela Goodyear. As informações são permanentemente atualizadas e partilhadas com os operadores de frota.

Fonte: goo.gl/1GCm8P

Câncer de mama: a prevenção está em suas mãos

| DICAS | Sem Comentários
Neste mês, realiza-se a campanha do Outubro Rosa, desde os anos 1990, onde busca-se conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A campanha foi criada pela Fundação Susan G. Komen…

Prevenção de acidentes: por que essa é a melhor ferramenta para o caminhoneiro?

| AMIGOS DA CARGA, Caminhões, DICAS, Gerenciamento de Riscos, Rodovias, SEGURANÇA, Transporte | Sem Comentários
Na semana em que comemoramos o Dia Nacional de Segurança no Trânsito, Buonny enfatiza a importância da direção preventiva e da saúde de motoristas (mais…)

Filial Buonny Minas: mudanças para atender ainda melhor

| Gerenciamento de Riscos | Sem Comentários
Sob nova gestão e com novo espaço, a filial Buonny Minas está ainda mais preparada para atender os clientes da região (mais…)

Campanha aplica teste de COVID-19 e vacina contra H1N1 em caminhoneiros

| AMIGOS DA CARGA, DICAS, Gerenciamento de Riscos, Gestão de Frota, LOGÍSTICA, Rodovias, SEGURANÇA, TECNOLOGIA, Transporte | Sem Comentários
Em cinco pontos da Baixada Santista (SP), é possível realizar a testes do COVID-19 e se vacinar contra o H1N1 (mais…)
  RESPEITO SE CONQUISTA COM ATITUDES
SÃO PAULO – SP
55 11  5079.2500 / 55 11  3443.2500
BELO HORIZONTE – MG
55 31  3653.6317
CURITIBA – PR
55 41  3015.7109
PORTO ALEGRE – RS
55 51  3072.1375
GOIANIA – GO
55 62 3645.3400
SALVADOR – BA
55 71  3271.4680
SANTIAGO – CHILE
56 2 3251.1125
Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários Ltda ® Todos os direitos reservados | Ouvidoria: 11 5079.2621 – ouvidoria@buonny.com.br
CNPJ: 06.326.025/0001-66 | IE: Isenta | Alameda dos Guatás, 191 – Jd. da Saúde – São Paulo / SP – CEP 04053-040